ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jun/2024

Açúcar: moagem no Brasil e dólar elevam os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta segunda-feira (03/06) na Bolsa de Nova York. O vencimento julho avançou 48 pontos (2,62%), e fechou a 18,78 centavos de dólar por libra-peso. Os preços podem ter subido com a desvalorização do dólar ante Real, que tornam as exportações menos atraentes para as usinas brasileiras. As cotações podem ter reagido ainda aos números da safra da Região Centro-Sul do Brasil, publicados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). Após um forte início de safra em abril, a moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil teve um avanço mais modesto do que o esperado na primeira quinzena de maio. O processamento teve pequeno aumento de 0,43% na primeira quinzena de maio na comparação com igual período do ano passado.

Foram processadas 44,75 milhões de toneladas, ante 44,56 milhões de toneladas na primeira quinzena de maio da safra 2023/2024. O nível de açúcares totais recuperáveis (ATR) cresceu apenas 0,30% na comparação com o mesmo período do ciclo agrícola anterior, para 124,71 Kg por tonelada de cana-de-açúcar. Na primeira metade de maio, 48,27% da cana foi destinada à produção de açúcar, ante 48,16% um ano antes. A produção de açúcar nos primeiros 15 dias de maio totalizou 2,57 milhões de toneladas, praticamente o mesmo volume observado em igual quinzena na safra 2023/2024 (2,54 milhões de toneladas). Analistas já esperavam aumentos tímidos na comparação anual, mas os números vieram abaixo do esperado.

A Platts projetava moagem de 45,6 milhões de toneladas, ATR de 126,5 Kg por tonelada de cana-de-açúcar e produção de açúcar de 2,82 milhões de toneladas. Além disso, segundo a Paragon Global Markets, o mercado esperava um mix de pelo menos 50,5% para o açúcar. Os dados devem ser analisados com cautela, já que a falta de chuvas e o progresso ininterrupto da moagem vão resultar em menor rendimento agrícola mais à frente e podem levar a um encerramento antecipado da safra. Além disso, levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou, no dia 31 de maio, que fundos de investimento reduziram a aposta na queda das cotações do demerara na Bolsa de Nova York na semana até 28 de maio. No período, esses agentes reduziram a posição líquida vendida de 84.800 para 81.479 lotes.