ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/May/2024

Setor sucroenergético: foco em ações sustentáveis

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) destaca que o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), iniciativa para incentivar a indústria automotiva a atingir metas de descarbonização da frota, traz um ponto fundamental para o setor. Daqui para a frente, esses incentivos serão calibrados também pelo uso de combustíveis com menor emissão de carbono por Km rodado, abrindo caminho para um maior consumo de biocombustíveis. O setor sucroenergético já tem o compromisso com o desmatamento zero. Toda empresa que está no programa RenovaBio tem de monitorar a produção e aferir a sustentabilidade. São dados públicos e validados por auditoria externa. Se uma fazenda com mil hectares tiver um único hectare desmatado, ainda que seja legal, a fazenda está fora.

Mais de 90% da produção de etanol está em conformidade com o RenovaBio e tem pegada de carbono auditada. É possível saber, em cada unidade de produção, quem está produzindo com eficiência ambiental. A digitalização da agricultura faz parte desse processo, no momento em que reduz a aplicação de defensivos. Em vez de aplicar na área inteira, tem um drone que aplica só onde é necessário. A frota de máquinas tem telemetria. Com isso, consegue reduzir o uso dessas máquinas na produção e na colheita. São alguns exemplos de avanços, mas o País ainda tem a desvantagem do custo. A produção internacional tem um custo menor do que o Brasil consegue oferecer. O tempo em que a colheita de cana-de-açúcar era feita à base de fogo que, muitas vezes, extrapolava os canaviais e atingia florestas e lavouras, está cada vez mais distante.

Atualmente, algumas usinas mantêm projetos voltados para a proteção das abelhas, de forma a garantir a convivência de apiários e produtores de mel com a produção agrícola. Esses insetos são responsáveis pela polinização de mais de 90% das plantas nativas e 75% das lavouras, assegurando a conservação da biodiversidade e segurança alimentar. Os projetos desenvolvidos pelas usinas atendem à legislação vigente, com adoção de técnicas de manejo adequadas, e vão além. Os projetos incluem desde medidas de segurança na aplicação aérea de defensivos agrícolas até o cadastramento e o monitoramento dos apiários e meliponários. Com uso de tecnologia, novos recursos de comunicação e ações de responsabilidade socioambiental, as usinas estão promovendo a coexistência harmoniosa e a preservação das abelhas.

Nos últimos anos, a Unica desenvolveu ações com as usinas associadas para incentivar a boa convivência também com produtores de alimentos orgânicos e de outras culturas no entorno das usinas. A busca pela produção sustentável não é um fato recente para o setor sucroalcooleiro nacional. Em 2017, a Unica atuou diretamente na construção do regulamento das Diretivas Técnicas do Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde, em parceria com o governo do estado de São Paulo. O documento estabeleceu garantias de sustentabilidade na cadeia produtiva da cana-de-açúcar, incluindo a eliminação total da queima como método agrícola pré-colheita e boas práticas no uso de defensivos nas áreas de canaviais do Estado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.