ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/May/2024

Etanol: cotações em alta com a demanda aquecida

Em São Paulo, o aquecimento da demanda por parte de distribuidoras de combustíveis e a postura firme de vendedores garantem novas altas nos valores do etanol hidratado negociado no mercado spot. Embora o ritmo de negócios tenha perdido a força no final da última semana, o volume negociado do biocombustível nos últimos sete dia ainda é maior que o do período anterior. Trata-se da segunda semana consecutiva em que o Cepea capta volume expressivo de etanol sendo comercializado em boa parte da Região Centro-Sul do País.

Em especial no estado de São Paulo, no acumulado de abril, o total negociado pelas usinas superou em quase quatro vezes o de igual período de 2023 e ficou perto do de abril de 2019, quando aproximadamente 500 milhões de litros foram comercializados. Assim, o Indicador CEPEAE/SALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,3422 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), elevação de 1,92% nos últimos sete dias. No caso do etanol anidro, contudo, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 2,6530 por litro (líquido de PIS/Cofins), queda de 2,37% no mesmo período.

Neste caso, a baixa liquidez envolvendo o anidro no mercado spot tem deixado os preços mais enfraquecidos. Neste momento específico, agentes do mercado estão negociando os volumes e preços na modalidade contratos para a vigência durante a safra 2024/2025. Em São Paulo, nos últimos sete dias, em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está 8,5% maior que o do hidratado. O preço do açúcar está 82,5% superior ao do hidratado e 68,2% maior que o do anidro. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.