18/Mar/2024
Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (15/03) na Bolsa de Nova York. O vencimento maio avançou 35 pontos (1,61%), e fechou a 22,12 centavos de dólar por libra-peso. Os preços podem ter sido impulsionados pela oferta global de açúcar na temporada 2024/2025 como um fator de preocupação e dúvidas para os traders. As condições climáticas, com temperaturas elevadas e falta de chuvas no Brasil, podem sinalizar um quinto mês consecutivo de precipitações abaixo da média, influenciando na produtividade da cana-de-açúcar.
A seca também afeta a Tailândia, aumentando preocupações sobre a disponibilidade futura do açúcar. Segundo o Barchart, a alta nos preços da gasolina RBOB (contrato futuro de gasolina mais operado no mundo) para os maiores níveis em cerca de cinco meses também deram suporte às cotações do açúcar. A força nos preços da gasolina é otimista para os preços do etanol e pode fazer com que as usinas de açúcar desviem mais moagem de cana-de-açúcar para a produção de etanol em vez de açúcar, reduzindo assim a oferta de açúcar
Contudo, limitando os ganhos, a Czarnikow revisou para cima sua previsão de superávit global do açúcar para o ciclo 2023/2024, de 2,5 milhões de toneladas para 3,5 milhões de toneladas. Isso se deve a um aumento na estimativa de produção mundial, ajustada para 181,3 milhões de toneladas, o que representa o segundo maior volume já registrado. Além disso, a estimativa de consumo global foi ligeiramente reduzida para 177,8 milhões de toneladas.