ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Mar/2024

Etanol: Combustível do Futuro impulsiona empresas

O Projeto 'Combustível do Futuro', aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (13/03) é visto como um potencial impulsionador para o preço das ações de produtoras de etanol listadas na B3. Jalles Machado ON (+6,59%) e São Martinho ON (+2,38%), por exemplo, já refletiam o tema no pregão desta quarta-feira (14/03). Com o novo parecer aprovado pela Câmara, que destrava um impasse entre o agronegócio e o setor de energia, o aumento gradual da mistura de biodiesel no óleo diesel não será automática e funcionará como meta, com um piso de 13% e um teto de 25%. Isso é visto como um "vento favorável" para as produtoras de etanol, segundo a Ajax Asset. O Citi calcula que o projeto pode elevar a taxa de crescimento anual composta (CAGR) para a demanda nacional de biodiesel em cerca de 10% em 2030, ante 2023.

Contudo, o aumento anual da mistura de biodiesel não é obrigatório, é apenas uma meta de referência. Além de Jalles Machado e São Martinho, Barra menciona Raízen e 3tentos, que inaugurou uma produção de biodiesel em Vera (MT) em 2023, também como potenciais beneficiadas. A Raízen tem uma exposição menor ao etanol e por isso não reage tão forte à aprovação do projeto pela Câmara. A Raízen tem uma operação dividida em três partes (venda de açúcar, venda de etanol e distribuição). A mais beneficiada é a venda de etanol. A venda de açúcar até pode aumentar, mas nem todo açúcar vira etanol. Já a parte de distribuição não deve ser afetada. Há chances de que empresas que vendem combustível fóssil no Brasil sejam levemente penalizadas com o projeto de lei. Contudo, para Petrobras o efeito deve ser mínimo, com a venda dos combustíveis da estatal reduzindo em no máximo 10%, pois a companhia também é grande exportadora.

O Citi espera que os preços do etanol tenham uma recuperação nesta temporada a partir da tendência de redução nos estoques devido a uma menor oferta e uma maior demanda, mas o banco também vê risco negativo de uma redução nos preços da gasolina para Petrobras ao longo de 2024, devido à flexibilização dos preços do petróleo e à redução dos crack spreads globais. Atualmente, o mix do biodiesel no óleo diesel está em 14%, devendo aumentar para 15% em março de 2025 conforme definido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em dezembro de 2023. Após a análise de destaques (tentativas de mudança no texto principal), o texto do Projeto 'Combustível do Futuro' vai agora para análise do Senado.

Para a safra 2024/2025, o Citi espera recuperação nos preços do etanol, com um equilíbrio mais saudável entre oferta e demanda, impulsionado por uma menor oferta devido a uma moagem de cana-de-açúcar reduzida na região Centro-Sul, causada por condições climáticas menos favoráveis em comparação com a safra anterior, e uma maior demanda, decorrente do aumento na mistura de etanol hidratado nas vendas do ciclo Otto. Mesmo diante dos gatilhos positivos para os preços do biocombustível, como a redução nos estoques decorrente da menor oferta e da maior demanda, o relatório aponta para um possível risco de queda nos preços da gasolina ao longo de 2024, devido a uma redução nos preços do petróleo e nos spreads globais de refino. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.