ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Feb/2024

Açúcar: futuros em alta pela 3ª sessão consecutiva

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (08/02) na Bolsa de Nova York, pela terceira sessão seguida. O vencimento março subiu 10 pontos (0,42%), e fechou a 23,98 centavos de dólar por libra-peso. O petróleo valorizado nos mercados internacionais pode ter contribuído para os ganhos do açúcar, uma vez que melhora a competitividade relatividade do etanol. Além disso, a preocupação com a oferta global deve seguir no radar.

O mercado ainda repercute a informação do grupo industrial Thai Sugar Millers Corp., que reduziu em 500 mil toneladas, para 7,5 milhões de toneladas, a sua previsão de produção para a temporada 2023/2024 na Tailândia, o que sinalizaria safra menos robusta. A isso se somam novos temores de uma safra menor na Índia. De acordo com a Paragon Global Markets, há rumores de queda de ao menos 20% nos estados de Maharashtra e Karnataka, devido à baixa dos níveis dos reservatórios de água.

O recuo não influenciaria imediatamente a oferta global de açúcar, já que a exportação pela Índia está suspensa, mas pode haver um novo atraso na liberação dos embarques. A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) relatou que o Brasil exportou em janeiro 3,202 milhões de toneladas de açúcares e melaços, 58,1% mais do que em igual mês de 2023, quando embarcou 2,026 milhões de toneladas. Ainda assim, traders monitoram o clima no País em busca de perspectivas para a safra 2024/2025. Segundo a Climatempo, o calor continua predominando nas principais áreas produtoras e as altas temperaturas ainda provocam estresse térmico nas lavouras, o que pode afetar a produtividade.