ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Feb/2024

Etanol: Brasil deve liderar na transição energética

Segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o Brasil pode crescer mais e para isso deve ter mais ambição, tanto na transição energética quanto nas metas de crescimento. Na semana passada, o presidente do BNDES reconheceu que o papel do Banco Central tem sido relevante para a liberação de crédito para as cooperativas, um setor da economia que, segundo ele, não tem recebido a atenção que merece.

Mercadante afirmou que a indústria automotiva estava saindo do País, antes do governo Lula tomar posse, mas agora está sendo reconstruída. O Brasil está atraindo investimento para carro híbrido com etanol e elétrico, mas o País não tem rede de distribuição de energia para carregar carro só elétrico. O País sai na vantagem na atual corrida pelos investimentos, devido a uma matriz energética limpa, em um momento em que está havendo o maior deslocamento de valores desde a segunda guerra mundial.

O Brasil tem a melhor matriz energética entre os países do G20 e o desafio da descarbonização é irreversível, o que coloca o Brasil em destaque. O Brasil tem que ter mais ambição, tem que crescer mais. Mercadante ressaltou que o País tem uma grande vocação agrícola, responsável pela segurança alimentar no mundo, mas que também tem indústrias, e precisa atrair investimentos para o setor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.