ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Feb/2024

Açúcar: futuros encerraram praticamente estáveis

Os futuros de açúcar demerara fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira (06/02) na Bolsa de Nova York. O vencimento março ganhou 3 pontos (0,13%), e fechou a 23,56 centavos de dólar por libra-peso. Os preços foram influenciados em parte pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as exportações brasileiras. Entretanto, esse fator foi contrabalançado pela perspectiva otimista para a produção de açúcar no Brasil.

O País segue em 2023/2024 liderando a produção mundial de açúcar com 25,4% do total na temporada e 25,8% da demanda global, segundo estimativa da StoneX. Dentre as expectativas atuais, a oferta brasileira tende a mais do que compensar as perdas observadas no restante do mundo, e o impacto nos preços deve acontecer muito mais pela capacidade do País em escoar o produto.

Na Ásia, os meses de fevereiro e março serão determinantes para o mercado de açúcar no ano de 2024, uma vez que ainda há possibilidade de maior produção na Índia a depender da duração da colheita nos estados ao sul do país. Ainda assim, há dúvidas sobre a capacidade de escoamento da produção do Brasil. Recentemente, o Price Futures Group citou problemas logísticos que continuam a atrapalhar os embarques de açúcar. A movimentação de açúcar estaria mais lenta devido à prioridade dada ao milho e à soja.