ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Feb/2024

Açúcar: futuros em alta com clima seco no Brasil

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quarta-feira (31/01) na Bolsa de Nova York. O vencimento março avançou 22 pontos (0,92%), e fechou a 24,13 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos deram continuidade ao movimento de recuperação técnica iniciado no pregão de terça-feira (30/01), após terem recuado nas três sessões anteriores. Além disso, o clima mais seco em áreas produtoras de cana-de-açúcar no Brasil traz preocupações para a safra 2024/2025 e, consequentemente, à disponibilidade do adoçante no mercado mundial.

Segundo a Climatempo, nesta semana as instabilidades mais intensas continuam concentradas sobre a metade norte do Brasil, enquanto o tempo seco ganha força sobre as áreas mais ao sul. A partir desta quarta-feira (31/01), as chuvas tendem a retornar para áreas entre o leste da Região Sul e São Paulo, de forma fraca e isolada, devido à passagem de uma frente fria afastada no oceano. A queda da oferta de açúcar da Tailândia é outro ponto observado por traders.

A informação mais recente indica a possibilidade de a produção de cana-de-açúcar cair para menos de 75 milhões de toneladas no país. O mercado ainda aguarda um aumento significativo devido às boas chuvas recentes, mas até agora isso não se concretizou. Entretanto, a oferta do Brasil na safra atual continua robusta. Segundo a XP Investimentos, apesar de a maioria das usinas de açúcar já ter encerrado suas operações nesta temporada, a exportação de açúcar permanecerá bem acima da faixa de cinco anos, com grandes estoques ainda disponíveis.