22/Jan/2024
Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta expressiva na sexta-feira (19/01) na Bolsa de Nova York, dando sequência aos ganhos da sessão anterior. A forte demanda global levou traders a cobrirem posições vendidas. O vencimento março avançou 53 pontos (2,30%), e fechou a 23,57 centavos de dólar por libra-peso.
A demanda pelo açúcar brasileiro continua forte, diante da ausência do produto indiano e da oferta reduzida da Tailândia. O mais recente line up de exportações do Brasil era de 2,467 milhões de toneladas, queda de 2,57% ante a semana anterior, mas aumento de 165% ante igual período do ano passado. Há preocupações com o potencial de produção na Tailândia e na Índia devido ao El Niño, e há rumores de que a Índia possa se tornar importadora no próximo ano.
Usinas da Índia produziram 14,87 milhões de toneladas de açúcar entre 1º de outubro e 15 de janeiro, queda de 7% em relação a igual período do ano anterior. Segundo analistas, mesmo que a produção da Índia fique acima das projeções iniciais, após medidas do governo para restringir a fabricação de etanol, o país deverá manter a proibição às exportações do açúcar, o que manteria a oferta global apertada.