ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jan/2024

Etanol: campanha publicitária para incentivar uso

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) lançou nesta quarta-feira (17/01) uma campanha de incentivo ao uso de etanol por motoristas em seus veículos. A iniciativa, apresentada em evento, em São Paulo, envolve campanha publicitária com o foco no esclarecimento de dúvidas dos consumidores. A campanha será veiculada, a partir desta quinta-feira (18/01), em rádio, com quatro spots, e TV, com dez vídeos, tendo a participação do humorista Rafael Portugal.

A campanha também usará cerca de 20 influenciadores nas redes sociais e usa o bordão "Vai de Etanol". Também foi criado o site vaideetanol.com.br para tirar dúvidas dos consumidores. Além de reunir todos os vídeos e spots de rádio, decidimos incluir uma série de mitos e verdades sobre o etanol, uma calculadora que mostra quanto de CO2 as pessoas deixam de emitir ao abastecer com etanol e até um quiz para medir o grau de conhecimento dos motoristas. A intenção é mudar o mindset do consumidor. Na apresentação, a Unica adotou o discurso da importância da adoção de iniciativas sustentáveis em virtude da "urgência climática", como fator principal a motivar o uso do etanol.

Há uma necessidade urgente de acelerar a substituição dos combustíveis fósseis por biocombustíveis, reduzindo a emissão dos gases que provocam o efeito estufa. Entre o lançamento dos motores flex em março de 2003 e o fim de 2023, o consumo de etanol no Brasil evitou a emissão de 662 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Isso representa 5 milhões de árvores plantadas. O lançamento da campanha da Unica se dá em um momento de alta da produção de etanol no País. No acumulado desde o início do atual ciclo agrícola até 31 de dezembro, a fabricação do biocombustível totaliza 31,44 bilhões de litros (+14,39%), sendo 18,79 bilhões de etanol hidratado (+18,72%) e 12,66 bilhões de anidro (+8,52%).

No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 4,61 bilhões de litros, avanço de 41,65% na comparação com igual período do ano passado. A competitividade do etanol, um fator importante na tomada de decisão do consumidor, também está em alta. Na semana encerrada no dia 13 de janeiro, o etanol estava mais competitivo em relação à gasolina em 12 Estados: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.