ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jan/2024

Etanol: grandes estoques mantêm pressão no preço

Uma safra de cana-de-açúcar excepcional sem que a demanda por etanol acompanhasse na mesma proporção levou a estoques elevados do biocombustível em 2023. A produção de etanol no Centro-Sul no período de 1º de abril - início do ano-safra - a 1º de dezembro foi de 29,85 bilhões de litros, 11,9% mais que em igual período da temporada anterior, segundo a União Brasileira de União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). Já as vendas aumentaram 5,8%, para 21,04 bilhões de litros. Isso resultou em estoques de 10,98 milhões de m³ em 1º de dezembro, 20% acima do observado no ano passado. Não há receio de excedentes e os estoques são suficientes para abastecer o Brasil na entressafra.

O aumento da produção de etanol se deve ao fato de o País estar produzindo também o biocombustível a partir do milho. A estimativa é de produção de 32,65 bilhões de litros, sendo 26,75 bilhões de litros de etanol de cana-de-açúcar e 5,9 bilhões de litros de milho. A paridade de preço nas bombas favorece o etanol ante a gasolina e também faz com que o biocombustível (misturado à gasolina) puxe para baixo as cotações do combustível fóssil. Em São Paulo, principal mercado consumidor, a diferença entre os dois combustíveis supera R$ 2,00 por litro. Há um espaço grande para aumentar o consumo do etanol. Tivemos vendas maiores com esse nível de paridade.

A expectativa é de que com o preço atual o consumo aumente. Na entressafra, que coincide com o verão, época de férias e festas, as vendas costumam crescer. Porém, para haver melhora da demanda, tem que ter um crescimento que gaste o estoque e não é o que se tem visto. Os dados estão mostrando que vamos ter maior produção e menor demanda. A menor busca por etanol está relacionada à desoneração de impostos federais para a gasolina por um longo período. Ela teve início em março de 2022, foi prorrogada em 1º de janeiro e permaneceu até julho de 2023. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.