ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Dec/2023

Açúcar: maior oferta global pressionando os futuros

Os futuros do açúcar demerara fecharam em baixa nesta quarta-feira (13/12) na Bolsa de Nova York. O vencimento março caiu 62 pontos (2,74%), e fechou a 21,97 centavos de dólar por libra-peso. As cotações foram pressionadas por previsões mais otimistas para a oferta global, com a recente restrição à produção de etanol na Índia e safra cheia no Brasil. Não restam muitos fatores altistas no mercado.

Com foco no curto prazo, a única esperança que os altistas têm é o ritmo e a capacidade de exportação do Centro-Sul do Brasil. Mas, as previsões apontam que o litoral de São Paulo deve enfrentar um volume médio de chuvas. Isso pode beneficiar a atividade de carregamento no Porto de Santos e ajudar a reduzir o tempo de espera, o que contribuiria para a tendência de baixa. O cenário aponta para um mercado menos apertado do que se esperava anteriormente. Um possível déficit projetado para esta safra, devido a uma produção menor da Índia e da Tailândia, pode ser resolvido com uma mudança na sazonalidade das importações.

Se os destinos se mantiverem firmes durante o primeiro trimestre de 2024, enquanto esperam o início da safra 2024/2025 do Centro-Sul, o aperto pode simplesmente desaparecer. Por outro lado, a Paragon Global Markets avalia que a queda acentuada dos preços vista nos últimos dias pode fazer com que os consumidores que estavam esperando as cotações baixarem comecem a comprar, o que seria altista para os preços.