ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Dec/2023

Açúcar: futuros em alta acompanhando o petróleo

Os futuros do açúcar demerara encerraram em alta na sexta-feira (08/12) na Bolsa de Nova York. O vencimento março subiu 33 pontos (1,43%), e fechou a 23,36 centavos de dólar por libra-peso. A alta do petróleo nas cotações internacionais sustentou os preços, já que tende a melhorar a competitividade relativa do etanol. Além disso, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que o subíndice de preços do Açúcar teve uma média de 161,4 pontos em novembro, aumento de 2,2 pontos (1,4%).

As cotações internacionais ficaram 47 pontos (41,1%) acima dos níveis do mesmo mês do ano passado. O avanço é atribuído às preocupações com a disponibilidade global para exportação, com perspectivas pessimistas para a produção da Tailândia e da Índia em virtude das condições de seca associadas ao El Niño. Além disso, atrasos no transporte do Brasil e o Real fortalecido ante o dólar contribuíram para o aumento geral dos preços no período. No entanto, o forte ritmo de produção no Brasil e os preços internacionais mais baixos do petróleo limitaram o aumento mensal. Contudo, investidores estão atentos às decisões do governo indiano, uma vez que o mercado começa a especular que o país pode permitir exportações, fator que poderia pressionar as cotações.

Após a notícia de que a Índia deve desencorajar o desvio do açúcar para a produção de etanol, espera-se que o país tenha uma disponibilidade de açúcar entre 1,5 milhão de toneladas e 2 milhões de toneladas acima do esperado anteriormente. Essas especulações contribuíram para a queda de quase 8% no contrato março na Bolsa de Nova York no dia 5 de dezembro, maior baixa percentual desde 2011. O mercado que ainda está tentando entender para onde vai o açúcar da Índia. O mercado vai observar nos próximos meses se a Índia deve optar por manter o açúcar no mercado interno.