08/Dec/2023
Os futuros do açúcar demerara fecharam em leve alta nesta quinta-feira (07/12) na Bolsa de Nova York. Os contratos passaram por recuperação técnica após perdas expressivas nas últimas sessões. O vencimento março ganhou 3 pontos (0,13%), e fechou a 23,03 centavos de dólar por libra-peso. Os investidores estão monitorando os próximos passos do governo indiano para entender quanto do açúcar do país deve ser usado para a produção de etanol.
Segundo a Paragon Global Markets, antes do início da colheita no país a expectativa era de que a Índia usasse 4,5 milhões de toneladas de açúcar para a produção do combustível. Posteriormente, esse número caiu para 4 milhões de toneladas, mas agora há rumores de que pode chegar a 3 milhões de toneladas. Até agora, nada foi decidido. São esperadas novas informações no início da próxima semana. Traders também seguem acompanhando a safra brasileira. As estimativas dos principais analistas e tradings para a produção de açúcar no Centro-Sul em 2023/2024 passaram de uma faixa entre 40,3 milhões e 40,9 milhões de toneladas para 41,5 milhões a 42,1 milhões de toneladas.
Enquanto isso, as previsões de produção de cana-de-açúcar foram de um intervalo de 624 milhões a 636 milhões de toneladas para 640 milhões e 652 milhões de toneladas. Assim, espera-se uma produção de açúcar até 1,8 milhão de toneladas acima do esperado anteriormente. O Brasil não é o único no jogo, mas os outros dois maiores produtores, Índia e Tailândia, ainda têm algum tempo para seguir, já que estão só começando a safra.