ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Nov/2023

Açúcar: futuros recuam acompanhando o petróleo

Os futuros do açúcar demerara fecharam em baixa nesta terça-feira (07/11) na Bolsa de Nova York. O vencimento março caiu 36 pontos (1,29%), para 27,59 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos podem ter sido pressionados pelo petróleo em queda nos mercados internacionais. O combustível fóssil desvalorizado tende a pesar sobre os preços do açúcar porque piora a competitividade relativa do etanol.

Os contratos futuros do petróleo tinham perdas de mais de 3% por volta do horário de fechamento da bolsa, com a valorização do dólar ante moedas concorrentes e com dados de exportação da China mais fracos que o esperado. A baixa ocorre apesar das dificuldades de escoamento da produção do Centro-Sul brasileiro, devido às chuvas dos últimos dias.

Desde outubro, as chuvas no estado de São Paulo são o ponto observado pelos investidores. No curto prazo, as precipitações devem retardar os embarques de açúcar nos portos. As chuvas não devem parar, pois o verão na Região Sudeste, tradicionalmente, é chuvoso. Entre março e abril, antes da safra do ano que vem, que deve ser boa, a oferta de açúcar será volumosa.