ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Oct/2023

Açúcar: futuros em alta acompanhando o petróleo

Os futuros do açúcar demerara fecharam em alta nesta quarta-feira (25/10) na Bolsa de Nova York. O vencimento março subiu 10 pontos (0,36%), e fechou a 27,63 centavos de dólar por libra-peso. Os preços podem ter sido impulsionados pelo avanço do petróleo nos mercados internacionais, que melhoram a competitividade relativa do etanol. Os contratos do combustível fóssil passaram a subir com traders de olho na possibilidade de escalada nos conflitos no Oriente Médio. O mercado repercute a notícia do Wall Street Journal de que o Hamas realizou treinamentos no Irã antes dos ataques em 7 de outubro.

Os Estados Unidos pediram que Israel atrase o ataque por terra à Gaza, enquanto o governo norte-americano envia equipamento bélico aos israelenses. Além disso, a perspectiva de déficit global do açúcar pode estar no radar. A Organização Internacional do Açúcar (ISO) ainda vê sustentação dos preços mundiais devido ao déficit na oferta mundial de 2,1 milhões de toneladas previsto para 2023/2024 e expectativa de queda na exportação de Índia e Tailândia. Entretanto, a produção robusta do Brasil pode ter pesado.

Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica), a moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de outubro cresceu 17,64% na comparação com igual período do ciclo passado, totalizando 32,77 milhões de toneladas contra 27,85 milhões de toneladas. No acumulado da safra 2023/2024, iniciada em abril, a moagem atinge 525,99 milhões de toneladas, avanço de 14,47% em relação a 2022/2023. A despeito do aumento da moagem registrado, é conhecido que o ritmo de processamento arrefeceu quando comparado com a quinzena anterior, isso é função do maior índice das chuvas que atingiram as regiões de colheita no período.