ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Oct/2023

Petróleo: guerra Israel-Hamas pode elevar preços

As cotações do petróleo podem sofrer pressão no curto prazo, especialmente em razão da região na qual ocorre o conflito entre o Hamas e Israel. Nesta segunda-feira (09/10) foi feriado de Columbus Day nos Estados Unidos, mas as bolsas funcionaram normalmente. Apenas o mercado de Treasuries se manteve fechado. Diferentemente do que ocorreu quando a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado, com efeitos intensos sobre as cotações de commodities, agora, a perspectiva para impactos econômicos são bem menores.

Até o momento, não parece que a guerra vá escalonar além de Israel e Hamas. No domingo (08/10), o Gabinete de Segurança de Israel declarou oficialmente estado de guerra. Com relação ao xadrez geopolítico, essa situação vai colocar mais uma dose de pressão para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em um momento em que a corrida para sua reeleição se aproxima. Essa guerra pode atrasar um processo incipiente de pacificação que começava a aparecer na região com a aproximação entre Israel e Arábia Saudita.

Como Israel tende a depender bem menos de apoio militar dos Estados Unidos nesse momento, pode ser que a guerra não ‘respingue’ nas indisposições do Oriente Médio com os Estados Unidos. No caso do petróleo, as questões de oferta e demanda e a geopolítica da eleição norte-americana ano que vem seguem mais importantes. Os russos e árabes podem se manter unidos para pressionar os preços ano que vem para ajudar a candidatura Trump. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.