ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Oct/2023

Açúcar: futuros avançam com recuperação técnica

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quarta-feira (04/10) na Bolsa de Nova York. O vencimento março subiu 26 pontos (1,01%) e fechou a 25,93 centavos de dólar por libra-peso. Os preços podem ter sido impulsionados por um movimento de recuperação técnica, após perdas acumuladas de 4,78% nas últimas sessões. Além disso, o dólar operando em baixa diante do Real pode ter dado suporte às cotações, desestimulando as exportações das usinas brasileiras.

As chuvas no Brasil também podem ser favoráveis aos preços, mesmo que o mercado não acredite que o clima terá impacto significativo sobre a colheita, segundo a Paragon Global Markets. Nos próximos dez dias, a expectativa é de chuvas periódicas do norte do Paraná até a Bahia. No entanto, as precipitações não deverão ser tão significativas quanto as dos últimos dias. No domingo (08/10), é possível que haja um maior volume de chuvas do norte do Paraná até o sudoeste de São Paulo, onde são esperados entre 5 e 20 milímetros de chuvas e até 30 milímetros em regiões pontuais. Esse volume também é esperado para os dias 10 e 11 de outubro. Somado a isso, há preocupação com a oferta.

O consumo global de açúcar em 2023/2024 deverá superar a produção em 3,2 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa mais recente da trading Czarnikow. Em setembro, a expectativa era de um déficit bem menor, de 1,1 milhão de toneladas. A produção mundial foi estimada em 175,6 milhões de toneladas, redução de 2,3 milhões de toneladas em relação à previsão do mês anterior. Havia expectativa de que a produção mundial fosse a segunda maior já registrada, mas o mau tempo afetou o crescimento da safra.