ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Oct/2023

Petróleo: Opep+ decide manter corte na produção

A Arábia Saudita confirmou nesta quarta-feira (04/10) que irá manter cortes de 1 milhão de barris por dia (bpd) em sua produção de petróleo até o fim do ano. O Ministério de Energia saudita reiterou que os cortes serão mantidos até o fim do ano. Desta forma, a Arábia Saudita seguirá produzindo 9 milhões de bpd em novembro e dezembro. A decisão será reavaliada no mês que vem para considerar um aprofundamento do corte ou aumento da produção. A Rússia considerará no próximo mês se deve aprofundar seus cortes voluntários na produção de petróleo ou aumentar a produção, enquanto, separadamente, continuará com seus atuais cortes de exportação até o final do ano.

A Rússia continuará com o corte voluntário de exportação de 300 mil barris por dia até o final de dezembro. No próximo mês, será realizada uma análise de mercado para decidir se a redução será aprofundada ou se haverá aumento na produção de petróleo. O corte voluntário adicional da Rússia tem como objetivo reforçar os esforços dos países da Organização dos Países de Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) para manter a estabilidade e o equilíbrio nos mercados de energia.

Um comitê técnico (JMMC) da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) não recomendou mudanças na política de produção atual do grupo. O Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto, que monitora o cumprimento da produção dos países do grupo liderado pela Arábia Saudita, do lado da Opep, e pela Rússia, dos demais, afirmou que continuará a responder aos acontecimentos do mercado e está pronto a adotar medidas adicionais a qualquer momento. O comitê não decide sozinho a política da Opep+, mas pode dar recomendações para revisões aos ministros da Opep+. Fonte: Broadcast Agro e Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.