ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Oct/2023

Açúcar: futuros recuam com dólar forte ante o Real

Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta terça-feira (03/10) na Bolsa de Nova York. O vencimento março caiu 68 pontos (2,58%) e fechou a 25,67 centavos de dólar por libra-peso. O dólar em alta ante o Real pode ter pressionado os preços, uma vez que tende a estimular as exportações das usinas brasileiras, aumentando a oferta global do produto momentaneamente. Somado a isso, a produção forte de açúcar com expectativa de recordes pode ter pesado nas cotações.

A produção acumulada na safra 2023/2024, entre abril e 16 de setembro, é de 29,26 milhões de toneladas de açúcar, 19,68% a mais do que em igual período do ano passado. De acordo com a StoneX, a expectativa é de uma produção de 39,9 milhões de toneladas de açúcar em toda a temporada, com moagem de 623,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Mesmo assim, a consultoria agora espera um déficit global de 290 mil toneladas em 2023/2024. Em julho, a expectativa era de um superávit de 300 mil toneladas.

Entretanto, a previsão de chuvas no Centro-Sul do Brasil pode ter limitado baixas mais acentuadas, assim como o petróleo em alta nos mercados internacionais. Além disso, com uma produção reduzida na Índia, por conta do tempo mais seco associado ao El Niño, é improvável que o governo indiano permita a exportação em 2024. Há dúvidas sobre a capacidade do Brasil de transportar sua produção até os portos, já que há falhas na infraestrutura logística do País.