ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Sep/2023

Açúcar: futuros em alta acompanhando o petróleo

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quarta-feira (27/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento março subiu 13 pontos (0,50%) e fechou a 26,37 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos podem ter sido impulsionados pelos ganhos do petróleo nos mercados internacionais, o que tende a melhorar a competitividade relativa do etanol e influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. O contrato mais líquido do petróleo WTI alcançou o maior nível desde agosto do ano passado, em um ambiente de oferta restrita.

Entretanto, os dados de moagem do Centro-Sul do Brasil referentes à primeira quinzena de setembro podem ter limitado ganhos maiores. No período, foram processados 41,76 milhões de toneladas de cana, aumento de 5,35% ante a primeira metade de setembro do ano passado. A produção de açúcar cresceu 8,54% na mesma comparação, para 3,12 milhões de toneladas. No acumulado da safra 2023/2024 (abril até 16 de setembro), a moagem atingiu 448,33 milhões de toneladas, avanço de 10,34% na comparação anual.

A fabricação de açúcar totalizou 29,26 milhões de toneladas, aumento de 19,68%. A Hedge Point destacou que a alta disponibilidade brasileira é uma realidade, mas não é ilimitada. Em algum momento, chegará a entressafra brasileira, durante o verão, quando as chuvas tendem a dificultar o trabalho das usinas. Durante esse período, a ausência do Hemisfério Norte será sentida. Março, portanto, terá todos os motivos para romper o nível de resistência de 27,00 centavos de dólar por libra-peso.