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19/Sep/2023

Combustíveis: preço da gasolina recua nas bombas

Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), o preço médio da gasolina nos postos de abastecimento do País teve queda de 0,3%, para R$ 5,84 por litro, na semana entre os dias 10 e 16 de setembro. Na média dos sete dias anteriores, a gasolina custou R$ 5,86 por litro ao consumidor final. Esta foi a terceira semana seguida de quedas na gasolina, numa espécie de estabilização de preços após aumentos expressivos em agosto. Na penúltima semana daquele mês, a gasolina chegou a subir 4% no varejo, graças ao reajuste de 16,2% no preço do produto Petrobras nas refinarias da estatal, em 15 de agosto. Então, o insumo havia chegado ao maior preço em um ano de medições, a R$ 5,88 por litro.

O recuo em setembro se explica, em parte, por um ajuste natural de preços ligado à lógica concorrencial do varejo, comum depois de grandes saltos. O barateamento do etanol anidro também puxa o preço da gasolina para baixo, porque compõe 27,5% da mistura da gasolina comum. O preço médio do diesel S10 nos postos de abastecimento do País teve nova alta, desta vez de 0,3%, saltando para R$ 6,20 por litro entre os dias 10 e 16 de setembro. Nos sete dias anteriores, o produto custou, na média nacional, R$ 6,18 por litro ao consumidor final. Esta foi a sétima semana seguida de aumento no preço médio do diesel S10 para os consumidores. Ainda pesa a volta de parte dos impostos federais PIS/Cofins. A alíquota de PIS/Cofins, que estava zerada desde meados de 2022, passou a R$ 0,11 por litro em 5 de setembro.

Em outubro, o governo subirá essa parcela para R$ 0,13 por litro. Houve, também, retomada da cobrança sobre o biodiesel, que representa 12% da mistura vendida nos postos, o que impacta ainda mais o preço final. Nas semanas anteriores à volta do imposto, a alta de preços do diesel S10 foi animada pelo reajuste de 25,8%, ou R$ 0,78 por litro, aplicado pela Petrobras em suas refinarias em 15 de agosto. Devido à dinâmica de estoques, esse aumento em etapa anterior da cadeia é gradualmente absorvido pelo varejo, com efeitos que ultrapassam sua semana de incidência. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.