ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Sep/2023

Açúcar: petróleo e receios com oferta elevam futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta terça-feira (12/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro subiu 43 pontos (1,63%) e fechou a 26,83 centavos de dólar por libra-peso. Os preços do açúcar podem ter sido impulsionados pelo petróleo em valorização nos mercados internacionais.

O combustível fóssil em alta melhora a competitividade relativa do etanol, podendo influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. Operadores atribuem o movimento de alta do petróleo aos sinais de déficit de oferta, indicado pelo relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), diante dos cortes da produção de Arábia Saudita e Rússia. A preocupação com a oferta global de açúcar também pode ter dado suporte aos preços.

A trading Czarnikow destacou a ampla oferta brasileira, mas ponderou que a dependência extrema do desempenho brasileiro traz riscos. Se algo der errado no Brasil, o mercado de açúcar terá sérios problemas. Além disso, não se sabe se os portos brasileiros conseguirão escoar açúcar com rapidez suficiente para atender à demanda no primeiro trimestre de 2024, então, por enquanto, os preços permanecem elevados.