ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Sep/2023

Raízen recebe certificação para a produção de SAF

A Raízen destacou sua conquista como a primeira produtora de etanol a receber a certificação para a produção de SAF (Combustível Sustentável de Aviação) no mundo. A partir de 2027, há previsão de um crescimento expressivo de demanda pelo produto. O mercado de SAF possui um altíssimo prêmio e o consumidor tem poder aquisitivo para pagar. A empresa alcançou o pico de investimentos (capex) atualmente, em função dos investimentos para o desenvolvimento de novas unidades.

A previsão é de que, futuramente, a Raízen possa contar com 20 plantas, expandindo a oferta de combustíveis no País, incluindo produtos sustentáveis. A previsão é de continuidade da alavancagem, medida pela relação entre dívida e Ebitda, próxima da faixa de 1,8 vez. Não há nenhum sinal de queda no preço atual do açúcar. Os níveis atuais estão altos e o cenário atual é favorável para a Raízen. Mantido o cenário atual, em 2026 o etanol (produzido a partir da cana-de-açúcar) deverá trazer uma geração de caixa significativa para a Raízen.

O estoque de açúcar está caindo no mundo, ao menor nível desde os últimos 20 anos. Os preços do produto precisam mudar estruturalmente para modificar a produção, ou seja, o que promove a oscilação de preços do açúcar são os movimentos de oferta. Na divisão de power da Raízen, focada na energia elétrica, a empresa alcançou 40 mil clientes. A projeção é de mais de R$ 1,2 bilhão de Ebitda neste segmento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.