ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Sep/2023

Etanol: preços estáveis com a comercialização lenta

Em São Paulo, o ritmo de negócios envolvendo etanol está lento no mercado spot. Com o feriado no dia 7 de setembro, agentes de distribuidoras já tinham adquirido o produto em períodos anteriores e, com isso, poucos estiveram ativos no período. Além disso, com frequência, as bases paulistas de combustíveis recebem volumes expressivos de outros Estados com produção robusta de etanol, como Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essas quantidades permitem que novas compras no mercado de São Paulo sejam postergadas. Do lado vendedor, ainda se observam dois grupos distintos: aquelas unidades que precisam atuar no mercado spot praticamente todos os dias e, do outro lado, as que podem se posicionar de maneira mais dispersa, de acordo com a necessidade de venda ou por aspectos relacionados à tancagem.

As cotações do açúcar nos mercados doméstico e externo também têm dado suporte para tal comportamento, já que ameniza problemas de fluxo de caixa. Em agosto, os preços do açúcar cristal branco no mercado interno fecharam com alta de 5,8% no mercado spot de São Paulo. As valorizações foram resultado do comportamento mais firme do açúcar tipo demerara no mercado internacional (Bolsa de Nova York), que operaram perto da casa dos 25,00 centavos de dólar por libra-peso. Além disso, as cotações internacionais são impulsionadas por preocupações quanto ao desempenho da safra de cana-de-açúcar na Ásia, com possibilidade de tempo seco na Índia e na Tailândia. Informações da Paragon Global Markets apontam que a seca na Índia em agosto é a maior desde 1901.

Também existe a possibilidade de que a Índia não exporte açúcar na próxima temporada, que se inicia oficialmente em 1º de outubro. Nesse cenário, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,1969 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), pequeno recuo de 0,25% nos últimos sete dias. Para o etanol anidro, contudo, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 2,5339 por litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins), leve avanço de 0,41% em igual comparativo Em São Paulo, nos últimos sete dias, em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está 10,5% maior que o do hidratado. O preço do açúcar está foi 79,9% superior ao do anidro e 98,8% maior que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.