ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Sep/2023

Açúcar: futuros sofrem baixas com ajuste técnico

Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa na sexta-feira (08/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro recuou 37 pontos (1,39%) e fechou a 26,31 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos podem ter sido pressionados por um movimento de ajuste técnico, após ganhos expressivos nas últimas semanas. Além disso, os contratos podem ter sido pressionados pelo dólar operando em alta ante o Real em parte do pregão.

No entanto, o recuo da moeda norte-americana ante a brasileira perto do fim da sessão pode ter limitado as perdas. Mesmo fechando em baixa, os preços do açúcar chegaram ao nível mais alto em 12 anos na semana passada, a quase 27,00 centavos de dólar por libra-peso. O preço do açúcar bruto aumentou 16% nas últimas duas semanas.

Somado a isso, de acordo com um representante da indústria açucareira da Tailândia, uma seca extrema poderia fazer a produção de açúcar despencar 18% para 9 milhões de toneladas no ano safra 2023/2024. Podem impulsionar os preços, ainda, a previsão de chuvas intensas e inundações em algumas regiões do Brasil, que geram temores de moagem reduzida, e o preço mais alto do petróleo, que pode levar as usinas a produzirem mais etanol e menos açúcar.