ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Sep/2023

Açúcar: clima no Brasil e o petróleo elevam futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta expressiva nesta terça-feira (05/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro ganhou 84 pontos (3,25%) e fechou a 26,65 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos de petróleo valorizados no mercado internacional podem ter impulsionado os preços do açúcar, após Arábia Saudita e Rússia anunciarem que vão prorrogar seus cortes na produção do combustível fóssil.

Com isso, a competitividade relativa do etanol tende a melhorar, o que pode influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. A possível proibição das exportações do produto da Índia também está no radar. Para a Czarnikow, está claro que o mercado não poderá contar com o açúcar indiano para preencher a lacuna de oferta durante a entressafra do Centro-Sul do Brasil, entre dezembro e abril. Esta é uma grande mudança no mercado de açúcar que está criando muito estresse para o primeiro trimestre de 2024, e coloca a pressão de volta no Centro-Sul do Brasil para que a região continue tendo bom desempenho.

Além disso, no Brasil, a Somar Meteorologia prevê que o tempo fique instável em São Paulo e entre o Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais. Os maiores acumulados são previstos para o litoral e região metropolitana de São Paulo. Na Região Centro-Oeste, o tempo é firme e seco no norte e leste de Mato Grosso e na metade sul de Goiás. Nas demais áreas, pancadas de chuva e trovoadas no período da tarde. Os acumulados são mais elevados no leste de Mato Grosso do Sul.