ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Sep/2023

Açúcar: dólar e petróleo impulsionando os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta expressiva na sexta-feira (1º/09) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro ganhou 75 pontos (2,99%) e fechou a 25,81 centavos de dólar por libra-peso. Os preços podem ter sido impulsionados pelo dólar enfraquecido ante o Real. A moeda norte-americana em baixa em relação à brasileira tende a desestimular as exportações das usinas do Brasil e diminuir a oferta global.

Os contratos de petróleo operando em alta expressiva nos mercados internacionais também pode ter dado suporte ao adoçante, já que melhora a competitividade relativa do etanol, podendo influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. As incertezas em relação à oferta indiana também estiveram no radar. A Paragon Global Markets destacou que a Índia pode ter tido o mês de agosto mais seco desde 1901, com um volume de chuvas 33% abaixo do normal.

É improvável que a Índia vá exportar na temporada 2023/2024. Depois das eleições, talvez. No curto prazo, a questão é saber se as chuvas no Brasil serão suficientes para desacelerar a colheita, o que pode deixar traders apreensivos antes do fim de semana prolongado nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (04/08), os mercados do país ficarão fechados por causa do feriado do Dia do Trabalho.