ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Sep/2023

Açúcar: safra brasileira e dólar pressionam futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta quinta-feira (31/08) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro perdeu 28 pontos (1,10%) e fechou a 25,06 centavos de dólar por libra-peso. O dólar em valorização ante o Real pode ter pressionado os preços do açúcar. A moeda norte-americana em alta em relação à brasileira tende a estimular as exportações das usinas do Brasil, o que pode aumentar a oferta global momentaneamente.

Além disso, a previsão de chuvas na Índia pode ter sido outro fator baixista para o açúcar, uma vez que poderia evitar a eventual proibição das exportações pelo governo indiano. A expectativa de chuvas em regiões de cultivo de cana-de-açúcar no fim desta semana, deixando o tempo mais úmido, poderá melhorar os rendimentos. A safra brasileira robusta também pode ter contribuído para as perdas.

Na semana passada, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) disse que as usinas do Centro-Sul do Brasil processaram 360,05 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no acumulado da safra 2023/2024 até a primeira quinzena de agosto, aumento de 11,65% ante igual período do ciclo anterior. A produção de açúcar totalizou 22,68 milhões de toneladas, alta de 21,69%. O Itaú BBA afirmou que o início da colheita da safra 2023/2024 foi mais lento, por conta das chuvas em abril, porém, a produção de açúcar tem vindo forte, acima das máximas dos últimos cinco anos.