ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Aug/2023

Açúcar: Índia pode atender demandas interna e externa

Segundo o Commerzbank, a produção de 31,7 milhões de toneladas de açúcar pela Índia na safra 2023/2024, como estimou a Associação de Usinas de Açúcar do país (Isma), poderia atender a demanda doméstica e as exportações, ainda que não no volume da temporada atual (6,1 milhões de toneladas). A estimativa de oferta 3% menor não seria impeditivo para abastecer o consumo interno, estimado em 27,5 milhões de toneladas, mas implicaria volume de exportação mais baixo.

Na semana passada, rumores indicaram que a Índia pode impor uma proibição de exportação de açúcar na temporada 2023/2024, que começa em outubro. A produção no país caiu em virtude do baixo volume de chuvas de monções em dois estados-chave de cultivo, que juntos representam mais da metade da produção total do país. As precipitações ficaram abaixo do nível médio em até 50%. Com isso, o governo parece temer uma queda ainda mais acentuada na produção.

Se a Índia exportar menos ou até mesmo nada, o Brasil, o maior produtor e exportador mundial, poderia preencher essa lacuna. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), o Centro-Sul já atingiu 22,7 milhões de toneladas, entre o início do ano de colheita em abril e meados de agosto, um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Para a primeira metade de agosto, foi relatado que a produção aumentou 30% em relação ao ano anterior. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.