ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Aug/2023

Açúcar: preocupação com a Índia eleva os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (24/08) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro subiu 44 pontos (1,84%), e fechou a 24,29 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos podem ter sido impulsionados pela preocupação com as exportações indianas. Para analistas do ING Bank, os preços devem subir consideravelmente se o país proibir exportações de açúcar. Relatos sugerem que a Índia provavelmente proibirá a exportação de açúcar pela primeira vez em sete anos na próxima temporada, que começa em outubro, por causa de chuvas mais fracas e rendimentos mais baixos.

A medida seria semelhante ao estabelecido para o arroz no mês passado, quando o país proibiu os embarques do tipo branco não-basmati para reduzir os preços domésticos e segurar a inflação. Para a Hedge Point, o tempo seco na Índia reforça a tendência altista de médio/longo prazo, já que não se espera uma forte recuperação da produção de açúcar no país. Não apenas na produção total, mas também na disponibilidade para o mercado internacional. Os preços domésticos estão altos e o governo da Índia se preocupa com os estoques e a segurança alimentar.

No entanto, a safra brasileira pode ter contido ganhos mais robustos. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) publicou os dados de processamento de cana-de-açúcar no Centro-Sul. O processamento na primeira quinzena de agosto foi de 47,87 milhões de toneladas, alta anual de 23,38%, enquanto a produção de açúcar no período foi de 3,46 milhões de toneladas, avanço de 31,22% no ano. A moagem de 360,05 milhões de toneladas em 2023/2024 subiu 11,65% ante 2022/2023. A produção alcançou 22,68 milhões de toneladas em 2023/2024, aumento de 21,69% diante da safra anterior.