ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Aug/2023

Açúcar: futuros encerram estáveis com dólar e safra

Os futuros de açúcar demerara fecharam em direções distintas nesta terça-feira (22/08) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro ficou estável, em 23,40 centavos de dólar por libra-peso, assim como o contrato março/2024. Os demais vencimentos à frente terminaram em alta.

Os futuros de açúcar podem ter sido influenciados pelo dólar em desvalorização diante do Real, o que tende a impulsionar os preços porque tornam as exportações menos interessantes para as usinas brasileiras. Por outro lado, os contratos de petróleo em queda nos mercados internacionais podem ter sido um fator de pressão, já que tendem a piorar a competitividade relativa do etanol, que é substituto de gasolina/diesel.

Além disso, o mercado pode ter considerado a safra brasileira sem ocorrências relacionadas ao El Niño. Não há indícios de escassez iminente de açúcar e os boletins meteorológicos ainda não indicam ocorrência do El Niño no Centro-Sul do Brasil. De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), as usinas do Centro-Sul processaram na safra 2023/2024 até o fim de julho 311,32 milhões de toneladas de cana, aumento de 9,74% na comparação anual. A fabricação de açúcar totaliza 19,17 milhões de toneladas, alta de 19,79%.