ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Aug/2023

Etanol: expectativa é de recuperação nas vendas

A Jalles Machado acredita que haverá uma recuperação das vendas de etanol, conforme a paridade do preço do biocombustível permanecer abaixo do patamar de 70% do preço da gasolina. Os próximos relatórios quinzenais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) já devem reportar avanço na comercialização do produto. Já tem locais com paridade de 60%, e isso vai puxar o consumo. O mercado futuro indica que o preço do etanol ficará em torno de R$ 2,90 por litro no País e poderá chegar a R$ 2,60 por litro em São Paulo nos próximos meses, o que aumenta a competitividade do biocombustível ante a gasolina.

Os consumidores costumam verificar se o preço do biocombustível está abaixo de 70% do preço do concorrente fóssil para abastecer os veículos. Em 2022, embora o etanol estivesse pouco competitivo no Brasil, houve um aumento da demanda externa e a companhia intensificou as vendas do biocombustível. Neste ano, em contrapartida, as vendas de hidratado ficaram 77,8% menores na comparação anual e as de anidro caíram 26,8%, para 8,7 mil metros cúbicos e 19,6 mil metros cúbicos, respectivamente. A comercialização, neste ano, vai ser mais proporcional ao longo dos trimestres da safra.

O ano passado foi atípico e as negociações ficaram muito acima do padrão. Isso justifica os estoques de etanol 88,2% maiores no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2022, que passaram de 49 mil metros cúbicos para 92 mil metros cúbicos. Esse volume, no entanto, deve ser escoado gradualmente a partir de agora com o preço do biocombustível mais competitivo. Seria preciso baixar a paridade para, de fato, consumir. Se governo ajustar preço da gasolina, a paridade ficaria ainda melhor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.