ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Aug/2023

Jalles Machado quer reduzir exposição ao etanol

O investimento de R$ 170 milhões para construir uma usina de açúcar na unidade de Santa Vitória (MG), onde até então só se processava cana-de-açúcar para produzir etanol, poderá diminuir a exposição da Jalles Machado às oscilações de preço do biocombustível. Há volatilidade das negociações do mercado de etanol desde a mudança na política de preços da Petrobras. Com o investimento em açúcar, a empresa ficará menos propensa ao mercado de etanol.

O prêmio dos preços do açúcar, quando comparados aos do etanol, também é uma vantagem para a companhia. O açúcar está com prêmio superior a 50% e, com o investimento na usina Santa Vitória, será possível capturar esse prêmio. Esse ano a empresa ainda tem uma exposição maior ao etanol, mas terá vantagens com preço do açúcar mais alto. A nova fábrica do açúcar entra em operação no ciclo 2024/2025 (abril de 2024 a março de 2025) e permitirá que, na soma de suas três Unidades, a Jalles destine até 52% da cana-de-açúcar para a produção do açúcar.

A usina terá capacidade de produzir 15 mil sacas de 50 Kg por dia, equivalente a 750 toneladas. Há espaço nas outras unidades para uma eventual expansão da produção de açúcar. O mix açucareiro da unidade Otávio Lage, localizada em Goianésia (GO), está em 50%. Há espaço para subir esse mix ainda mais e chegar na casa de 60%, mas é preciso ter viabilidade de investimento. A avaliação depende de como ficará a competitividade dos preços do açúcar ante o etanol. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.