ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Aug/2023

Açúcar: futuros em alta acompanhando o petróleo

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (11/08) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro avançou 38 pontos (1,59%), e fechou a 24,33 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos podem ter sido impulsionados pelo petróleo fortalecido nos mercados internacionais, o que tende a aumentar a competitividade relativa do etanol e influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. Isso ocorre porque o etanol pode ser substituto de gasolina/diesel.

O receio com a safra global também pode ter sido um fator de alta. A Organização Internacional do Açúcar (OIA) estima escassez de 2,8 milhões de toneladas na temporada 2023/2024, que começa em outubro e vai até setembro de 2024. Por outro lado, a OIA revisou a estimativa de déficit mundial de 2 milhões de toneladas na temporada 2022/2023 (que se encerra em setembro) para superávit de 500 mil toneladas.

Além disso, a OIA avalia que as preocupações com a oferta estão associadas à produção no Brasil, com o clima sendo um fator de ameaça para a safra nos próximos meses. Os meteorologistas estão aumentando as chances de que o El Niño se torne "forte" neste outono e inverno. Eles registram possibilidade de 66% de o fenômeno aumentar a temperatura média dos oceanos em mais de 1,5°C em outubro e novembro, o que é considerado um desvio "forte" pelo Centro de Previsão do Clima do Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano.