ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jul/2023

Cana: moagem depende da intensidade do El Niño

A consultoria Canaplan prevê que o Centro-Sul do Brasil poderá processar entre 580 milhões de toneladas e 590 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no ciclo 2023/2024 (abril de 2023 a março de 2024). Embora esteja acima do que esperam outras consultorias, o melhor dos cenários das previsões da Canaplan ainda é inferior ao potencial estimado para o ciclo, de cerca de 600 milhões de toneladas. A grande variável é o El Niño, a quantidade de cana-de-açúcar bisada (deixada no campo para ser processada na safra seguinte) dependerá dele.

Na 1ª Reunião Canaplan 2023, realizada em abril em Ribeirão Preto (SP), a consultoria havia estimado processamento entre 593 milhões de toneladas e 595 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2023/2024. Em 2022/2023, as usinas moeram 548 milhões de toneladas de cana e produziram 33,7 milhões de toneladas de açúcar e 28,9 bilhões de litros de etanol, na soma de cana-de-açúcar e milho. O ritmo de moagem dos canaviais continua intenso. A moagem da cana-de-açúcar do Centro-Sul na primeira quinzena de junho estava muito acelerada, com 48,37 milhões de toneladas processadas. Na segunda quinzena do mês, a região deve ter registrado um volume ainda acima desse índice. A produtividade das usinas analisadas já supera 91 toneladas de cana-de-açúcar por hectare no ciclo.

A produtividade agrícola média, na safra 2022/2323 (encerrada em março), foi de 73,3 toneladas de cana-de-açúcar por hectare. O setor aguarda o avanço do El Niño para entender os efeitos para a cultura, já que o fenômeno costuma impedir o processamento no campo. Normalmente o El Niño ‘bate’ no Paraná e não avança para as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas é preciso observar como ele vai se comportar este ano. Há muitas flores na temporada e, com as chuvas, o ATR da cana-de-açúcar florescida (índice de qualidade da cana por Açúcar Total Recuperável) costuma se reduzir. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.