ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jul/2023

Açúcar: dólar e petróleo elevam os preços futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (27/07) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro avançou 4 pontos (0,16%), e fechou a 24,43 centavos de dólar por libra-peso. O dólar em desvalorização ante o Real pode ter impulsionado os preços, já que tende a tornar as exportações menos interessantes para as usinas brasileiras e resultar em menor oferta global.

Os contratos de petróleo fortalecidos no mercado internacional também podem ter impulsionado os preços do açúcar. Isso ocorre porque o combustível fóssil em alta tende a melhorar a competitividade relativa do etanol e influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. Além disso, as questões climáticas seguem no radar dos traders.

Segundo o Serviço Mundial de Informações Meteorológicas, o desenvolvimento do El Niño desacelerou nas últimas semanas. As temperaturas do oceano na costa da América do Sul estão excepcionalmente altas, mas não necessariamente como um sinal da intensidade deste evento El Niño. Segundo o serviço global, o El Niño deve voltar a se intensificar nas próximas semanas e tende a ser um evento de grau moderado a forte até o fim do trimestre.