ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jul/2023

Atvos investe em máquinas para elevar produtividade

A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do País, investiu R$ 300 milhões em maquinário agrícola para a safra 2023/2024 (abril de 2023 a março de 2024). O investimento deverá ajudar a aumentar a produtividade da cana-de-açúcar da companhia de 5% a 10%. Em 2022/2023 a empresa registrava 59,2 toneladas de cana-de-açúcar por hectare e espera superar as 70 toneladas de cana-de-açúcar por hectare neste ciclo. A grande aposta foi nas colhedoras de duas linhas (com cortes simultâneos e independentes da cana em espaçamentos diferentes).

A frota de máquinas agrícolas da Atvos era considerada uma das mais antigas do setor e a nova controladora da empresa identificou a renovação como uma prioridade. A sucroenergética, antiga Odebrecht Agroindustrial, passa por um processo de recuperação judicial e o Mubadala Capital, braço de investimentos do fundo soberano Abu Dhabi, assumiu o controle da empresa. Em troca, o Mubadala e os sócios da consultoria RK Partners, que detém o fundo FIP Agroenergia, se comprometeram a colocar R$ 500 milhões na companhia.

A empresa deve realizar alguns investimentos anuais em máquinas, a partir de agora, para manter a idade dos equipamentos. A Atvos espera processar 26,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na temporada 2023/2024. Até o momento, conseguiu moer 10 milhões de toneladas. O El Niño é uma ameaça para os canaviais, mas as interferências climáticas provocadas por ele já estavam incorporadas às previsões. A Atvos espera moer toda a cana-de-açúcar produzida até março de 2024, mesmo com a ocorrência do fenômeno climático neste segundo semestre. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.