ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2023

Açúcar: EUA enfrenta oferta escassa e preços altos

Com preços elevados e escassez de açúcar, fabricantes de doces dos Estados Unidos encontram dificuldades para produzir e atender às demandas de clientes. Com isso em vista, compradores e produtores debatem a política agrícola do país que exige o uso principalmente de açúcar de processadores domésticos. Os preços do açúcar de cana-de-açúcar bruta nos Estados Unidos subiram para 42,56 centavos de dólar por libra-peso em maio, o maior valor desde janeiro de 2011, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O açúcar de beterraba do Meio Oeste chegou a 62,00 centavos de dólar por libra-peso em maio. Segundo o banco agrícola Rabobank, os preços do açúcar de beterraba atingiram níveis historicamente altos em 2022, impulsionados por preocupações com a produção nos Estados Unidos e a incapacidade do México de cumprir sua cota de exportação, já que também enfrenta preços recordes.

O Rabobank relata que adquirir suprimentos de açúcar, especialmente de beterrabas, não é fácil. A maior parte da safra de beterraba açucareira de 2023 a 2024 já foi vendida por meio de contratos antecipados. Segundo o USDA, o açúcar de beterraba representou cerca de 56% da produção dos Estados Unidos, com o açúcar de cana como o restante. Com isso, o suprimento geral de açúcar no país deve diminuir 2,3% no próximo ano safra. As principais fabricantes de doces, como Hershey e Mondelez, também lidam com altos preços do açúcar, o que contribui para o aumento dos custos. Para o USDA, o suprimento mundial deve continuar com oferta apertada com preocupações com o clima. Além disso, o Rabobank afirmou que os compradores começaram a reservar açúcar antecipadamente, o que também deve sustentar os preços elevados.

Os produtores de doces afirmam que a raiz do problema está na política agrícola dos Estados Unidos, que exige que pelo menos 85% das compras de açúcar do país sejam provenientes de processadores domésticos, o que leva a um suprimento restrito e a preços elevados quando a demanda aumenta. Em contrapartida, agricultores e processadores de açúcar defendem que a política garante amplo suprimento e protege o sustento dos agricultores. Eles afirmam que os produtores de açúcar dos Estados Unidos competem com açúcar subsidiado oferecido por concorrentes estrangeiros a preços artificialmente baixos. A National Confectioners Association, que representa mais de 500 empresas, corretores e fornecedores que usam açúcar, trabalha por mudanças no programa de açúcar a fim de aumentar o suprimento quando a demanda estiver alta. O grupo conversa com comitês de agricultura da Câmara e do Senado e grupos interessados com o objetivo de implementar mudanças na próxima Farm Bill (Lei Agrícola) de cinco anos, que é a legislação relacionada à alimentação e agricultura. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.