ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2023

Açúcar: futuros em alta pela 4ª sessão consecutiva

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (21/07)0 na Bolsa de Nova York pela quarta sessão consecutiva. O vencimento outubro avançou 34 pontos (1,38%), e fechou a 25,01 centavos de dólar por libra-peso. O dólar em desvalorização ante o Real pode ter sido um fator altista, já que tende a tornar as exportações menos interessantes para as usinas brasileiras, o que pode reduzir momentaneamente a oferta global.

Os contratos do petróleo em alta também podem ter impulsionado os preços, uma vez que tendem a melhorar a competitividade relativa do etanol e influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. Além disso, os efeitos incertos do El Niño continuam no radar dos traders. O El Niño tem sido moderado até agora, mas pode ganhar intensidade no fim do mês e começo de agosto. O fenômeno climático costuma deixar o clima mais seco em países como Índia e Tailândia e provocar chuvas em algumas áreas do Brasil.

Na Índia, a escassez de chuvas nas principais regiões produtoras do país pode comprometer a produção de açúcar da próxima temporada mundial (2023/2024). Quanto à Tailândia, a HedgePoint Global Markets já considera uma quebra de safra relevante para 2023/2024. O motivo é que o clima já afetou o desenvolvimento da cana-de-açúcar, além de uma redução de área de pelo menos 4% devido aos preços mais altos da mandioca.