ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jul/2023

Açúcar: petróleo e El Niño elevam preços futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (20/07) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro avançou 46 pontos (1,90%), e fechou a 24,67 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos do petróleo em alta podem ter sido um fator altista, uma vez que podem melhorar a competitividade relativa do etanol e influenciar em um mix mais alcooleiro no Brasil. O mercado aguarda ainda uma maior definição do clima nas principais regiões produtoras mundiais, com o El Niño no radar.

O fenômeno tem sido moderado, mas pode ganhar intensidade no fim do mês e começo de agosto. O evento climático costuma deixar o clima mais seco em países como Índia e Tailândia e provocar chuvas em algumas áreas do Brasil. No primeiro semestre, o volume de chuvas na Tailândia ficou bem abaixo do nível registrado em igual período do ano passado, e a produção de açúcar pode cair pela primeira vez em três anos, segundo a trading Czarnikow.

Na Índia, a escassez de chuvas nas principais regiões produtoras do país pode comprometer a produção de açúcar da próxima temporada mundial (2023/2024). Segundo a Associação de Usinas de Açúcar das Índias Ocidentais, não há esperança de recuperação para o próximo ciclo, e o tamanho da perda dependerá da quantidade de chuva dos próximos meses. Além disso, a cota de exportação do ano corrente já foi cumprida e o governo indiano não tem planos no momento de permitir volumes adicionais.