ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jul/2023

Brasil e Índia debatem transição de baixo carbono

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) realizará na quinta-feira (20/07) o seminário Sustainable Mobility: Ethanol Talks Special Edition em Goa, na Índia. Em painéis de debate, especialistas, formuladores de políticas públicas, reguladores e representantes do setor abordam o papel da bioenergia para a mobilidade sustentável. O evento é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla). O seminário ocorre simultaneamente à reunião ministerial do G20 sobre transições energéticas na Índia. Mais de 25% das emissões de gases poluentes são oriundas do setor de transportes e a mudança dessa perspectiva pode ocorrer com a adoção de biocombustíveis, como o etanol.

O evento tem apoio da Embaixada da Índia no Brasil, da Associação dos Fabricantes de Automóveis Indianos (Siam) e da Associação Indiana das Indústrias de Açúcar (Isma). A experiência brasileira na produção e consumo de etanol tem inspirado oportunidades em várias regiões do mundo, principalmente na Ásia e América Latina. Para o Ministério de Minas e Energia brasileiro, o Ethanol Talks é uma iniciativa que coloca o País em lugar de destaque, já que tem capacidade de usar 27% de etanol na gasolina e de abastecer mais de 80% dos veículos no País com etanol hidratado ou gasolina, a partir do motor flex. Combustíveis mais limpos, sustentáveis e combinados com tecnologias de motorização mais eficientes são caminho para reduzir a pegada de carbono e aumentar a eficiência energética.

A cooperação entre Brasil e Índia para o uso de biocombustíveis se intensificou nos últimos quatro anos e possibilitou o aumento da participação do etanol na matriz de transportes indiana. O percentual de mistura do biocombustível na gasolina saltou de 1,4%, em 2014, para 12% neste ano. A expectativa é atingir 20% em 2025. O país também iniciou a produção da tecnologia flex-fuel em carros e motocicletas. Na visita à Índia também estão previstas reuniões bilaterais com representantes do governo indiano. É a segunda vez que a Unica realiza o seminário no país. Desde 2020, a entidade também já organizou edições do Ethanol Talks na Tailândia, no Paquistão, na Guatemala, na Argentina e na Costa Rica. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.