ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jul/2023

Açúcar: futuros em alta pela quarta sessão seguida

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta na sexta-feira (14/07) na Bolsa de Nova York pela quarta sessão consecutiva. O vencimento outubro avançou 31 pontos (1,29%), e fechou a 24,32 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos acumulam ganhos desde o dia 11 de julho, quando dados de produção do Centro-Sul do Brasil para a segunda quinzena de junho da safra 2023/2024 vieram aquém da expectativa de analistas.

A Paragon Global Markets estimava moagem de 44,124 milhões de toneladas no período, 2,6% abaixo do divulgado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica). A S&P Global Commodity Insights previa produção de 2,85 milhões de toneladas de açúcar no período, mas as usinas produziram 2,69 milhões de toneladas. As previsões de chuvas e geada em regiões brasileiras também estão no radar dos investidores. Segundo a Somar Meteorologia, as temperaturas entram em declínio e há previsão de geada no sul de Mato Grosso do Sul.

O mercado aguardava o levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), que só é divulgado após o fechamento do mercado. A posição líquida de fundos e especuladores não deve variar muito na semana encerrada em 11 de julho. Na semana passada o índice mostrou redução de 7,5% das apostas na valorização do açúcar demerara. O CFTC reportou 229.713 lotes registrados até 4 de julho ante 248.368 lotes registrados até 27 de junho, considerando futuros e opções.