ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2023

Açúcar: chuvas no Brasil e dólar elevam os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quarta-feira (14/06) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro avançou 60 pontos (2,42%), e fechou a 25,37 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos podem ter sido impulsionados pelo dólar em queda ante o Real, que torna as exportações menos atraentes para as usinas do Brasil e pode levar a uma redução momentânea na oferta global de açúcar.

Apesar do bom ritmo de moagem no Centro-Sul do Brasil divulgado no dia 13 de junho pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), o El Niño, fundamento altista para a commodity, deve continuar no radar dos investidores. Segundo a Somar Meteorologia, estão previstos volumes expressivos de chuva entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul nesta semana.

Há potencial para transtornos nos canaviais nesses Estados, devido ao alto volume de chuva previsto até o dia 15 de junho e o risco para ventos fortes. As chuvas que atingem o Centro-Sul do País devem paralisar momentaneamente as atividades de colheita, mas, a partir desta quarta-feira (14/06), começa a avançar uma frente fria pelo interior do Brasil.