ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jun/2023

Etanol: preços recuam com usinas mais flexíveis

O feriado prolongado da última quinta-feira (08/06), Corpus Christi, aqueceu pouco o mercado de etanol em São Paulo na última semana. Mesmo com alguns negócios sendo realizados até o dia 7 de junho, véspera do feriado, que envolveram volumes relativamente expressivos, os preços do etanol hidratado estão em baixa. A pressão sobre os valores do biocombustível vem da necessidade de “fazer caixa” por parte de algumas usinas, visando pagamentos típicos de início de mês (folha de pagamento). Assim, parte das unidades produtoras aceitou vender o etanol a preços menores, enquanto outras, ressalta-se, seguem firmes nos valores indicados e participaram de maneira tímida do mercado.

Diante desse cenário, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 2,5309 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), recuo de 1,56% nos últimos sete dias. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 2,9936 por litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins), pequeno avanço de 0,99%. O volume negociado desse biocombustível foi bem menor, em função da baixa oferta no spot. A expectativa agora é de queda no volume de chuva em junho, e isso deve favorecer a moagem de cana-de-açúcar nas usinas e, consequente, elevar a oferta de etanol.

Nos postos, a paridade entre os preços do etanol hidratado e os da gasolina C deve ficar mais perto dos 70%, ou até mesmo abaixo, privilegiando o consumo do biocombustível. Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, nos últimos sete dias, o valor do anidro está 13,3% maior que o do hidratado em São Paulo. No caso do açúcar, o preço é 53% superior ao do anidro e 73,4% maior que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.