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01/Jun/2023

Vibra Energia prevê ampliar parceria com Petrobras

A Vibra quer ampliar cada vez mais a parceira com a Petrobras, o que vai ocorrer agora também no segmento de biocombustíveis, com a criação da vice-presidência de Energia Renovável e ESG, cadeira que será ocupada pela ex-presidente da AES Brasil Clarissa Sadock. A Vibra admite que as marcas herdadas da estatal pelos próximos dez anos, com possibilidade de renovação por mais um período, são motivo de orgulho para a Vibra, assim como o novo staff anunciado pela companhia. Além de Sadock, a Vibra anunciou a chegada de Augusto Ribeiro, ex-Picpay, como vice-presidente executivo de Finanças, Compras e RI. Nomeou, para a nova vice-presidência de Gente e Tecnologia, Aspen Andersen, que já está há 20 anos na companhia e já era diretor de Tecnologia. Um pouco mais de um mês antes, a empresa contratou Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios e Marketing.

Cada vez mais a empresa vai atuar de maneira ágil, focada em menos burocracia, mais fácil acesso aos líderes da companhia. Foram rebatidas as críticas do mercado sobre a escolha de Ribeiro para a área econômica, por ele não ter experiência no segmento de combustíveis. Apesar de não ter experiência no setor, Ribeiro tem larga experiência em grandes empresas de capital aberto, como a BRF, onde foi CEO por anos. A área de finanças é bem parecida em todas as empresas. A missão do novo vice-presidente executivo de Finanças, Compras e RI será cada vez mais priorizar a locação de capital da companhia, um capítulo considerado muito importante e que tem que estar sob coordenação direta do novo executivo. Augusto Ribeiro será responsável pela alocação de capital mais eficiente possível para os acionistas, maximizar o resultado da companhia, desenvolver e ampliar cada vez mais o ótimo relacionamento com os bancos de primeira linha.

A Vibra é uma das maiores empresa do Brasil e quer estar cada vez mais próximo dos bancos. A tarefa de Clarissa Sadock, nesse momento, será consolidar os investimentos de R$ 4 bilhões feitos nos últimos 24 meses pela Vibra no setor de energia renovável e na área de ESG da companhia. A nova executiva, que deixou no dia 30 de maio, a presidência da AES Brasil para assumir o cargo, tem como primeira missão extrair a sinergia do novo negócio de renováveis. Nesse momento, não existe nenhuma agenda de grandes aquisições, mas de consolidar negócios como o da comercializadora Comerc, que é o braço de energia elétrica renovável, e na ZegBiogás, que produz biogás a partir da vinhaça e que vai substituir combustível fóssil. Outro ponto bem importante da nossa estratégia da Vibra Renováveis são os eletropostos, que cada vez mais vem ganhando relevância, gradualmente.

A Vibra tem vários investimentos nessa área, com um posto 100% eletroposto em São Paulo, além de diversos pontos de recargas nas Regiões Sul e Sudeste, começando a criar um corredor, que é o maior desafio dessa indústria, uma referência ao abastecimento dos veículos elétricos. Outro tema importante da área da nova vice-presidente são os contratos de combustível de aviação sustentável (SAF) e o biodiesel, onde poderá ser ampliada a parceria com a Petrobras, que também já deixou claro que vai atuar fortemente nesse segmento. A Vibra está sempre conversando com a Petrobras, pois é o maior cliente da Petrobras hoje e quer, cada vez mais, estender essa parceria. A empresa tem mais de 8.300 postos espalhados por todo o País e tem uma forte presença no mercado de aviação.

O conceito ESG também estará sob a liderança de Sadock, e é algo que a Vibra quer cada vez mais estar atuante, com capacidade de se posicionar de uma maneira diferenciada e contribuir para a redução da pegada de carbono, além de cuidar da questão social e de governança. A consolidação das áreas de Inovação e Tecnologia em uma vice-presidência sob a coordenação de Andersen é um movimento importante porque vai acelerar a transformação cultural da empresa. Esse é um movimento bastante estratégico do ponto de vista cultural. A ideia é ter uma empresa mais ágil, corajosa, com processos de decisões mais rápido e próximo do cliente. O trabalho de Andersen, em conjunto com a nova vice-presidente de Negócios e Marketing, visa reforçar as marcas comercializadas pela Vibra para gerar cada vez mais valor para todos os stakeholders e para os consumidores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.