ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2023

Jalles Machado avalia açúcar na Usina Santa Vitória

Os preços recordes registrados pelo açúcar demerara na Bolsa de Nova York estão estimulando a sucroenergética Jalles Machado, maior exportadora mundial de açúcar orgânico, a avaliar investimentos na produção do açúcar na Usina Santa Vitória, em Minas Gerais. A unidade, adquirida pela companhia em 2022, é capaz de produzir apenas etanol do tipo hidratado (combustível). A empresa está fazendo essa avaliação agora para tomar uma definição nos próximos meses. A unidade da empresa de Otávio Lage, localizada em Goianésia (GO), passou pelo mesmo processo quando houve uma valorização dos preços de açúcar em 2016.

Agora, como em 2016, o açúcar ‘descolou’ bastante em termos de preço e as telas futuras estão dando oportunidade de fixação. No nível de preços em que o açúcar se encontrava até o início deste ano, as perspectivas futuras para fixação das vendas da commodity não indicavam viabilidade de iniciar a produção de açúcar na usina Santa Vitória. Dado o custo de capital maior, não fazia sentido. Como houve uma mudança no nível de preços, em meados de março e abril, o prêmio para açúcar aumentou na Bolsa de Nova York. Agora, as condições mudaram, então, a empresa está reavaliando a produção de açúcar em Santa Vitória. Até então a companhia previa adicionar o etanol anidro à produção da usina.

Esse investimento continua fazendo sentido, mas será adiado, caso a decisão final seja apostar no açúcar. Se fizer esse investimento em açúcar, a empresa deixaria o anidro para outro momento. Outro motivador para o investimento em açúcar e não em outro tipo de etanol é o fato de que há uma política menos transparente pela Petrobras. Embora o governo tenha seguido exatamente o que ditava a paridade internacional com relação aos preços da gasolina na recente mudança, é negativo não acompanhar o mercado internacional. A nova política não está detalhada, mas aumentar o mix de açúcar ajuda nesse ponto. A Santa Vitória registrou volume de moagem de 1,8 milhão de toneladas no último ciclo e já deve elevar esse nível neste ano.

A companhia pretende, até 2026, chegar em 2,7 milhões de toneladas, que é a capacidade total da usina. Para atingir o objetivo, a Jalles investiu em expansão de área nos dois últimos anos e deve continuar ampliando na próxima safra também. Somada com o aumento de produtividade, em 2026, será atingido o volume de moagem da planta. A Usina Santa Vitória é o principal foco da empresa no momento. O etanol de milho, o executivo afirmou que é um tema que a companhia olha “de longe”. É algo que tem tido sucesso e as empresas de etanol de milho têm performado bem, mas não está na prioridade da companhia hoje. Faz sentido, mas não é a prioridade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.