ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2023

ICMS pode impulsionar preço da gasolina em julho

Segundo o Rabobank, o nivelamento da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os Estados, que deve ocorrer em junho, pode impulsionar os preços da gasolina em torno de 10% e tende a neutralizar os recentes efeitos da política de preços da Petrobras. A recomposição dos preços pode ser positiva para a competitividade do etanol. Isso vai repor uma boa parte dos preços com relação ao que se desvalorizou e dará ao consumidor a percepção de pouca variação. A visão de longo prazo para o etanol ainda é muito promissora, além do potencial do biocombustível para a sustentabilidade.

Apesar das recentes quedas nos preços dos futuros, as mudanças na política de preços da Petrobras não devem alterar as dinâmicas dos futuros do açúcar demerara na Bolsa de Nova York no curto prazo. O mercado já esperava uma alteração na política da estatal, que era alvo de críticas mesmo antes da eleição de 2022. Considerando essa perspectiva, o mercado já havia maximizado a produção para o açúcar ante o etanol em função da disparidade de preços em relação ao biocombustível.

Um elemento que pode alterar os patamares de preço do açúcar é a chegada do fenômeno climático El Niño às áreas de cultivo da cana-de-açúcar, no segundo semestre. Embora ainda seja incerta a intensidade do fenômeno, que pode aumentar o regime de chuvas no período de colheita do Brasil e provocar estiagem durante o desenvolvimento da produção asiática, a avaliação é de que o mercado pode não ter precificado totalmente os riscos associados a ele. É fácil dizer que há um prêmio de risco associado a El Niño, mas não é fácil dizer qual é a média das preocupações.

Se houver um El Niño muito severo, é possível que ele não esteja totalmente precificado hoje. Há grandes compradores da commodity que estão atrasados para adquirir o produto, em especial, a China. Isso sugere que, se por um lado, houve uma queda dos preços, há um nível de interesse em comprar por esses 'compradores atrasados', o que pode ser visto como um apoio para os preços. Há uma percepção geral, do mundo, de que vai ser difícil produzir açúcar suficiente ou ideal para o consumo, e os preços estão refletindo essa visão. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.