ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2023

Combustíveis: governo fiscalizará preços na bomba

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo terá mão firme para garantir que a redução no preço dos combustíveis chegue nas bombas e beneficie os consumidores brasileiros. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) irá fiscalizar todos os elos da cadeia e, aqueles que não cumprirem, serão punidos.

A declaração do ministro acontece um dia após a Petrobras anunciar redução nos preços da gasolina, diesel e do Gás Liquefeito de Petróleo, mais conhecido como gás de cozinha. Os novos valores passaram a valer no dia 17 de maio. A redução nos preços vem na esteira da aprovação de uma mudança na estratégia comercial para definição de preços dos combustíveis da Petrobras, em substituição à metodologia adotada anteriormente, a paridade com o mercado internacional, também conhecida como PPI. Silveira voltou a criticar o modelo antigo e afirmou que o PPI amarrava a Petrobras e impedia a empresa de ser competitiva no Brasil.

O ministro ressaltou ainda que, respeitando a governança da empresa, é necessário reconhecer que a empresa é controlada pelo governo e precisa cumprir seu papel social com a sociedade, atendendo a uma grande expectativa do governo do presidente Lula, que é ter uma petroleira que induz o crescimento nacional e, inclusive, que impulsiona outras petroleiras. O governo cumpriu compromisso de ter preços mais atrativos para os consumidores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.